Segunda-feira, 12 de Outubro de 2009
DEMOCRACIA

             

Realmente isto do método de Hondt faz lembrar aquele país que elegeu como representante máximo o candidato menos votado....será que há portugueses de 1ª e portugueses de 2ª????!!!!!
Isto para compartilhar convosco duas perplexidades que me surgiram na sequência do acto eleitoral.
A primeira é algo que, sendo aparentemente risível, não deixa de causar alguma estranheza:
Todos os partidos à excepção do PS subiram em número de mandatos.
- O PSD passou de 72 deputados para 78 (e ainda com mais 3 dos círculos da emigração)
- A CDU passou de 14 para 15 deputados.
- O CDS de 12 para 21
- O BE de 8 para 16
Só o PS passou de 120 para 96 (mais 1 da emigração)
Significa isto que só perdeu o partido que ganhou e que, em compensação, ganharam todos os que perderam!
Mas como o que perdeu ganhou, ficou muito feliz, e como os que perderam ganharam, mais felizes ficaram!
Confusos? Não se preocupem, é caso para isso. Podem ficar confusos, mas ao menos estarão certamente felizes, porque ganharam! Ganharam seja qual for o partido em que votaram e, mesmo que não tenham votado, ganharam na mesma, porque a abstenção também subiu!
Que pena não haver eleições todos os dias, porque teríamos um país muito mais feliz e menos deprimido.
A segunda nota é menos risível e faz-me sentir defraudado.
Eu já sabia que o nosso sistema não é directamente proporcional o que sempre foi algo que me fez confusão, mas havia um pouco a ideia de que o método de Hondt, não sendo totalmente proporcional, o que a mim me parece sempre uma injustiça, teria pelo menos a vantagem de, ao beneficiar normalmente os partidos grandes, favorecer as maiorias e consequentemente a "estabilidade" do país. Repito, sempre me pareceu um processo enviesado de fazer democracia, mas até já me tinha habituado à ideia.
Desta vez descobri que até entre partidos menores e de grandeza equivalente este nosso sistema é tão pouco proporcional que permite desvios deste género:
O BE com 557.109 votos elegeu 16 deputados
O CDS com 592.064 votos elegeu 21
O PCP-PEV com 446.174 votos conseguiu 15 mandatos
Significa isto que o "custo" de cada deputado do BE é de 34.819 votos (557.109 / 16).
Já os deputados do PCP-PEV são mais "baratos": cada deputado fica pela módica quantia de 29.745 votos (592.064 / 21).
Mas os deputados do CDS então, estão autenticamente em saldo: cada um fica pela bagatela de 28.193 eleitores (446.174 / 15).
Ou seja, cada deputado do BE "custa" mais 6.625 votos do que um do CDS.
E olhem que 6.622 pessoas é bem mais que a média de assistentes nos estádios portugueses na primeira liga.
Se virmos de outra forma, ainda a diferença é mais marcante.
Considerando que a diferença entre o CDS e o BE é de 34.955 votos a favor do primeiro, tendo conseguido mais 5 deputados do que o segundo, então concluiremos que cada um desses deputados "a mais" "custou" 6.991 votos (34.955 / 5).
Muito bem. Vejamos agora a diferença entre o BE e o PCP-PEV. O BE teve mais 110.935 votos. O que significa que, relativamente ao PCP-PEV, o deputado "a mais" que BE teve "custou" 110.935 votos - aqui não tem de se fazer contas porque dividir por um fica igual.
Isto significa apenas uma coisa. O voto de alguns portugueses vale bem mais do que o de outros! Parafraseando o impagável Rui Santos: "Mas que raio de democracia é esta?!"
Tudo isto decorre de uma pretensa representatividade por círculos eleitorais. Mas a verdade é que em Portugal nem sequer existe a eleição por círculos uninominais, onde cada eleito é representante directo da região em que é eleito, podendo ser chamado a explicar-se perante os eleitores do seu círculo.
Eu, por exemplo, para dizer a verdade, não conheço nem um dos cabeças de lista (e os outros ainda menos) de qualquer um dos partidos concorrentes pelo círculo da minha região, nem sequer o do partido em que votei! E, como toda a gente sabe, a maior parte dos cabeças de lista (pelo menos aqueles que estão em lugares elegíveis) nem sequer são pessoas das regiões que representam, mas sim fulanos impostos pelas máquinas partidárias. Mas não sei quem são nem me interessa!
Isto são eleições nacionais! O que eu pretendo com o meu voto é ter uma palavra a dizer na orientação política do meu país, não da minha região - para isso tenho as autárquicas.
Não faria mais sentido que a votação fosse directa e proporcional e que um voto em Faro no partido A, valesse o mesmo que um voto em Vila Real no Partido B ou um em Lisboa no partido C?
Ok, são as regras do jogo, eu sei. E pode acontecer a qualquer um. Por isso mesmo, não se fiquem a rir aqueles que são apoiantes dos partidos que agora foram mais beneficiados porque amanhã pode acontecer exactamente o contrário.
Ora a democracia, parece-me a mim, não pode nem deve ser aleatória, tipo: "ah, o meu voto vale mais ou menos consoante a sorte" ou "olha que chato, por 3 votos o meu partido não elegeu nenhum deputado no meu círculo e o meu voto foi totalmente inútil, em compensação, se eu tivesse votado no círculo ao lado, tinha eleito um, porque o meu partido ali ficou a um voto de eleger um deputado".

 



autor doctorflecha às 10:52
post | comentar | adiciona favoritos

DEVAGAR SE VAI AO LONGE myspace layouts, myspace codes, glitter graphics NÃO TERMINA AQUI! VAI VER O ARQUIVO
doctor_flecha@sapo.pt

myspace layouts, myspace codes, glitter graphics
myspace layouts, myspace codes, glitter graphics Protected by Copyscape Plagiarism Detector
QUEM GOSTA DE CÁ VIR

online
myspace layouts, myspace codes, glitter graphics
VAI VER O ARQUIVO

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Setembro 2015

Junho 2015

Agosto 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Novembro 2013

Agosto 2013

Maio 2013

Dezembro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Maio 2011

Março 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

CUSCA ESTES
RÁDIO FLECHA
myspace layouts, myspace codes, glitter graphics
Free PORTUGAL MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com
Display Pagerank Comic Blogs - BlogCatalog Blog Directory Divulgue o seu blog! Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
ÚLTIMOS BITAITES
Sim é como dizes sempre em pé. LOL
SoParaEla.Net ( SexShop , Sex Shop )http://www.sop...
SoParaEla.Net ( SexShop , Sex Shop )http://www.sop...
estava um bebado sentado a porta da tasca chegou u...
O Primeiro Ministro de Portugal, na minha forma de...
Apenas um comentário e somente a minha opinião , b...
tens toda a razao.portugal e uma equipa de miúdos ...
As contas até podem estar certas , a questão é que...
ESTA CRIANÇA VAI SE TORNAR NUMA JOVEM REVOLTADA,PO...
bom blog
bom obrigado
Epahh muito boa! Espetacular mesmo :D lol lol lol
ela ta louca
Adoro este Site e já o sigo à alguns dias a seguir...
Eu concordo totalmente com você. Ronaldo não dá um...
Parabéns!!! acho que nunca li algo tão real acerca...
Miami Health Insurance (http://miamihealthquote.co...
esta é muito fixe!! soltei uma gargalhada apenas q...
Olá, estou a estudar Português e eu aconteceram em...
quere cortir comigo doute 30 euros
pornhub.comUser: superman - Pass: supermanmais con...
ohh que pena!! eu pensava mesmo que me querias aju...
He he eu disse que colocava aqui o link , nada mai...
olá passei por aqui porque tu disseste que me quer...
Concordo com a lista original e confesso que meu a...
AHAHAHAHAHAHAHAH..............................
muito bem!!! excelente anedota!!!
alguma vez eu me posso contentar com aquilo que te...
hahahhahaha, inocência infantil!
q sorriso sensual...
Vejam esta pouca vergonhaAfinal o verdadeiro nome ...
Na verdade um gajo até se passa com tanta mulher b...
O Sexxat.com, www.sexxat.com, é o teu novo portal ...
Sem comentários mesmo!!Adoro a fruta!Abraços.
Não vais não, isso tá garantido rsrsrs
do k é q precisas??eu n vou ter ctg, ainda n perce...
loooooooooooool
He he Isa, é um caracol moderno, até tem corninhos...
:)))só uma coisa: acho q o caracol n tem pés...
Tens uma boa vizinha (nça) Isa :)
olha, eu conheço a gaja da direita, mora no r/c do...
Obrigado Sandra, nada como repor a verdade e só a ...
Fica cómico, para não dizer mais nada, ver o carro...
A verdade e esta «A mãe da criança, não foi ter co...
Gostei... está muito fixe!
Está boa!Não estava à espera deste final.
A brincar a brincar disseste aqui muitas verdades!
Poxa... e eu a pensar que ela estava apaixonada po...
:)http://meninaxxx.pt.vu/
Subscrevo!!!!!!!Ana
ver no consultório