Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONSULTÓRIO DO DOC

CONSULTÓRIO DO DOC

ESTAR NA BLOGOSFERA

                                        

Quando alguém se inicia na blogosfera costuma ser alertado para os insultos ou críticas que os seus posts possam receber. Dá-se muita importância a isto, como se fossemos todos flores de estufa incapazes de ultrapassar as críticas, incluindo as injustas.

Ter um blogue exige capacidade de encaixe, mas nenhum adulto que conheça o mundo precisa de ser alertado para a hostilidade.

Se estamos mesmo determinados em emitir avisos à navegação, então que se alerte o blogger para algo muito mais importante: a inevitabilidade de ser elogiado.

O elogio na blogosfera acontece com mais frequência do que se possa imaginar - e  mesmo que, em muitos casos, seja um elogio fácil, superficial ou interesseiro, pode deturpar o nosso sentido da realidade. Poderão dizer, por exemplo, que escrevemos muito bem. Que somos os maiores. Que o nosso blogue é o melhor de Portugal e arredores.

Mesmo que sejam bem intencionados, os elogios são sempre uma armadilha. Podem atrair idiotas e fomentar a ira dos invejosos. E, pior ainda, podem ser tão convincentes que corremos o risco de concordar.

Se, por exemplo, a nossa escrita for elogiada de forma exagerada, devemos pensar primeiro se a razão para sobressairmos não estará antes relacionada com o facto de vivermos num país que lê pouco e escreve ainda menos. Basta escrevermos correctamente e com alguma graça para sermos vistos como suprasumos da blogosfera . Mas se este lago não fosse tão pequeno, seria muito mais difícil sermos tomados por peixe graúdo.

Blogosfera é partilha, troca, aprendizagem, escrita, exposição - não precisa de taças, embora elas existam e o que não falte é gente ansiosa por erguer as mãos ao céu.

"Marco Santos"