Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONSULTÓRIO DO DOC

CONSULTÓRIO DO DOC

AS FACES DO AMOR

PHILIA.É o sentimento que nos impele a amar os nossos parentes mais chegados. Existe naturalmente entre os amigos e nas famílias. O amor que os pais sentem naturalmente pelos filhos e vice-verça.

EROS. É aquele amor romântico que uma pessoa sente por outra. É o amor que tem muito a ver com atracção física. É esse tipo de amor que normalmente compele as pessoas a manter um relacionamento amoroso continuado. Nesse sentido, também é sinónimo de relação sexual.

PRAGMA.Como diz o nome, este estilo de amor dá prioridade ao lado prático das coisas. O indivíduo avalia todas as possíveis implicações antes de embarcar num romance. Se o namoro aparente tiver futuro, ele investe. Se não, desiste. Cultiva uma lista de pré-requisitos para o parceiro ou parceira ideal e pondera muito antes de se comprometer.

ÁGAPE. Em grego, significa altruísmo, generosidade. A dedicação ao outro vem sempre antes do próprio interesse. Sente-se bem quando o outro demonstra alegria.

STORGE. É o nome da divindade grega da amizade. Por isso, quem tende a ter esse estilo de amor valoriza a confiança mútuo, o entrosamento e os projectos compartilhados. O romance começa de maneira tão gradual que os parceiros nem sabem dizer quando exactamente. A atracção física não é o principal. Os namorados-amigos não tendem a ter relacionamentos calorosos, mas sim tranquilos e afectuosos.  :))